Como toda receita tradicional, a origem do Nhoque de batata também é repleta de mitos. Por ser um prato muito antigo, é difícil saber qual sua real origem, pois com o passar do tempo a receita foi se modificando e com isso são várias as histórias acerca da receita.
Uma delas conta que o Nhoque teria surgido pela “falta de opção” de alimentos mais nobres.
As antigas mamas italianas eram obrigadas a usar a imaginação para alimentar suas famílias sem um ingrediente que sobrava para os ricos, mas faltava para os pobres: a farinha.
Para conseguir a proeza de dar de comer a todos, elas utilizavam restos de pão ralado, um pouquinho de farinha e água para criar uma massa.
Esta era então modelada em pequenos pedaços ou pelotas (significado de “gnocchi”) e cozidos em água salgada.
De tão saboroso, o Nhoque logo caiu nas graças dos mais ricos e se popularizou por toda a Itália, se transformando na delícia que hoje é marca registrada do seu país.
A receita se popularizou tanto que é apreciada em vários lugares do mundo, principalmente naqueles países em que a culinária italiana é popular.
Depois, com a migração italiana para a América do Sul, estes trouxeram a receita de Nhoque junto deles. Hoje em dia ele é popular em vários países e culturas ocidentais, como Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.
Nhoque de batata com molho vermelho - Colonial Conservas
Não poderíamos deixar de trazer esse clássico Italiano. Aprenda em detalhes como fazer o Nhoque de batatas e surpreenda em casa.
Tipo: Prato Principal
Culinária: Italiana
Palavras-chave: nhoque de batatas, nhoque de batatas com molho vermelho, nhoque
Rendimento da receita: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos
Tempo total: 50 minutos
Ingredientes da receita:
- 5 batatas pequenas (cerca de 6 cm cada uma) cozidas;
- 3 colheres (sopa) de creme de leite;
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado;
- 3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
- Sal e pimenta a gosto;
- 1/2 cebola média ralada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 2 colheres de azeite de oliva;
- 1 tomate grande picado em cubos pequenos;
- Passata Colonial;
- Sal, salsinha e pimenta a gosto.
Instruções da receita:
Massa:
- Cozinhe as batatas até ficarem macias no ponto de purê;
- Para que você consiga o purê de batatas liso para ter a base perfeita da receita, é interessante passar as batatas cozidas por uma peneira ou um amassador de batatas;
- Acrescente o sal, a pimenta e o queijo ralado fino. Adicione também o creme de leite. Mexa até incorporar ao purê;
- Deixe esfriar e adicione aos poucos a farinha, enquanto vai amassando a massa com as mãos. A consistência é parecida com a de pão, deve ficar uma massa lisa e que se desprenda de sua mão;
- Para conseguir esse ponto você pode adicionar mais farinha ou creme de leite. Se atente a quantidade de farinha e ao ponto, o ideal é que a sua massa não fique pesada;
- Com a massa pronta pegue uma porção e enrole na mão fazendo uma "minhoca". Enrole a minhoca na farinha e corte cubinhos de 1,5 cm. É importante que no meio deste processo você vá adicionando farinha nos cubos para que eles não grudem entre si;
- Coloque água para ferver em uma panela grande. Após levantar fervura coloque os cubos de nhoque. Você saberá que o nhoque está cozido no momento que os nhoques começarem a flutuar na água fervente da panela;
- Quando os nhoques estiverem cozidos, com uma espumadeira vá retirando os nhoques cozidos e adicionando diretamente da panela do molho e sirva quente.
Molho vermelho:
- Em uma panela grande, coloque a cebola e o alho para dourar no azeite de oliva. Acrescente o tomate e a Passata Colonial, acerte o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até que os cubos de tomate comecem a se desmanchar;
- Coloque a salsinha somente no final.
9
A receita ideal para um jantar entre amigos ou uma reunião de família que vai agradar todos os gostos e principalmente quem é apaixonado pelas iguarias clássicas da Itália.
Se você quer surpreender e demonstrar todo amor pela sua família através da cozinha, clique no banner abaixo e baixe agora mesmo o nosso E-book de receitas para tornar cada reunião na mesa de jantar um uma lembrança inesquecível.
#