Macarrão com molho rústico de tomate

prato branco com macarrão com molho de tomate finalizado com queijo parmesão ralado e folhas de manjericão

Tradição é tradição, mas a ideia aqui é abrir a geladeira e resolver o jantar. Por isso, o macarrão com molho de tomate ganha uma versão bem rápida, rústica e despojada com a Passata Colonial.

“Passata”, em italiano quer dizer passado. Mas isso não indica que o tomate está “passado”, no sentido de velho ou fora do ponto. Indica que foi passado através de um passador ou moedor de legumes.

O tomate processado forma uma pasta que é então cozida e envasada. Com isso, você tem o frescor do tomate colhido na hora certa durante um longo período de tempo.

Você vai ficar feliz da vida em transformar quatro tomates e a Passata num jantar delicioso, em menos de meia hora.

Macarrão com molho rústico de tomate - Colonial Conservas
Macarrão com molho rústico de tomate - macarrao com molho rustico de tomate

Esse macarrão com molho rústico de tomate vai te proporcionar uma viagem a Itália de forma rápida e extremamente saborosa, aprenda agora mesmo!

Tipo: Prato Principal

Cozinha: Italiana

Palavras-chave: macarrão com molho, macarrão com molho de tomate

Porção da receita: 1 porção

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de cozimento: 15 minutos

Tempo total: 25 minutos

Ingredientes da receita:

  • 150 g de espaguete (ou outra massa longa de grano duro);
  • 4 tomates maduros;
  • Passata Colonial;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 3 galhos de manjericão;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • Queijo parmesão ralado a gosto para servir.

Instruções de receita:

Entenda em detalhes como preparar seu prato como um verdadeiro Chef Italiano:

  • Leve uma panela média com aproximadamente 2,5 litros de água ao fogo alto;
  • Lave, seque, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos médios, uma faca bem afiada vai te ajudar a não ter dificuldades para cortar os tomates nessa hora. Descasque e fatie o alho em laminas finas, como estamos um prato mais rústico, cortar dessa forma vai te economizar tempo e aromatizar bem o molho. Lave, seque e retire as folhas dos galhos de manjericão;
  • Assim que a água ferver, acrescente o sal a gosto (segundo os costumes da culinária italiana o macarrão deve cozinhar na água salgada como a água do mar) e coloque o macarrão para cozinhar (conforme instruções na embalagem) até ficar al dente, a ideia é que o macarrão seja finalizado e chegue no ponto junto ao molho;
  • Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um generoso fio de azeite, refogue o alho junte os tomates e a Passata Colonial e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte as folhas de manjericão e refogue por apenas 1 minuto para perfumar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • Assim que der o tempo do macarrão, retire e reserve 1 xícara da água do cozimento. Escorra a massa;
  • Junte o macarrão ao molho na frigideira e misture bem. Se achar necessário, regue com a água do cozimento para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

Classificação do editor:
9

Viu só como é simples ter uma refeição com um prato delicioso bem rápido e cheio de aromas e sabor?!

A cozinha Italiana é uma das mais apreciadas por nós Brasileiros e pode te oferecer agilidade sem perder a oportunidade de saborear um jantar extremamente prazeroso.

Você também é fã da culinária Italiana? Confira clicando aqui a nossa receita incrível de lasanha de almôndegas que sem dúvida alguma vai virar uma tradição nos almoços de domingo aí na sua casa! Até a próxima.